sábado, 7 de agosto de 2010

Estudante fica paralisada após cirurgia de retirada de pedra nos rins

O Hospital Universitário de Campo Grande (HU), vinculado à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), nega que tenha havido erro médico no caso da estudante Rita Stefanny de Oliveira Ribeiro, 19 anos. Ela ficou sem os movimentos e a fala após realizar uma cirurgia, em janeiro deste ano, para a retirada de pedra nos rins. Segundo o hospital, ela teria dado entrada já com 30% das funções renais em funcionamento, apenas.

Internada em 26 de janeiro, Rita permaneceu quase três meses no hospital. Quando voltou para casa, não podia mais se mexer ou conversar, ficando totalmente dependente de ajuda da mãe.

Familiares denunciaram que o hospital não teria entregue o prontuário dela na íntegra aos procuradores, fato que ocorreu somente após intervenção do Ministério Público Federal (MPF), que recebeu a denúncia do presidente da Associação de Vítimas de Erros Médicos, Valdemar Moraes Souza – que entregou a documentação diretamente ao procurador regional dos Direitos do Cidadão, Felipe Fritz Braga.

Valdemar concedera entrevista ao Capital News: “São inúmeras falhas, desde erros de enfermeiros a até de médicos. Um deles foi a administração incorreta do antibiótico que deveria ser dado a paciente de 12 em 12 horas e no caso na Rita foi administrado a cada 20 horas. Isso é um dos motivos que acabou provocando graves seqüelas."

Via nota, o HU justifica que todos os procedimentos médicos após a chegada de Rita – vinda do Hospital Regional Rosa Pesdrossian, onde fez os primeiros tratamentos – foram realizados. Ela já teria chegado com quadro de sespe (infecção generalizada).

Rita foi medicada, segundo o HU, e teve o rim drenado para retirada de grande quantidade de secreções.

Devido a uma piora no quadro respiratório, Rita foi levada ao Centro de Tratamento Intensivo (CTI), ainda no mesmo dia, segundo o HU.

“A paciente foi para o CTI consciente com máscara de oxigenação. No CTI, depois de decorrido cerca de duas horas, em razão da não melhora do padrão respiratório foi decidido pela intubação orotraqueal para ser ventilada mecanicamente por meio de respirador multiprocessado”, traz a nota.

Logo em seguida, no CTI, segundo a nota, Rita evolui para choque séptico em vários órgãos. Depois, houve insuficiência respiratória, piora da insuficiência renal –sendo necessária realização de sessões de hemodiálises – e sepse aguda adulta.

No dia 31 de janeiro, segundo nota, Rita apresentou uma parada cardiorrespiratória sendo ressuscitada pelos médicos.

Ela teria permanecido no CTI até melhora do quadro pulmonar, deixando de ter necessidade de ventilação artificial.

Quanto à insuficiência renal, ela já teria melhorado e deixado de precisar de sessões de hemodiálise, todavia, o quadro neurológico evoluiu com sequelas determinando o quadro atual da paciente.

O hospital cita o diretor do Instituto Latino Americano de Sepse (Ilas), Nelson Akamine, para explicar que sepse evoluindo para choque séptico pode atingir a média de mortalidade dos pacientes em 60% com pico de 80% e que os demais pacientes podem ter sequelas (neurológicas, pulmonares, renais ou amputações ficando uma pequena parcela dos pacientes vivos sem sequela após um quadro de choque séptico).

Na tarde de ontem, o HU informou sobre e concedeu entrevista coletiva para parte da imprensa sobre o caso. Estiveram presentes o vice-reitor da UFMS, João Ricardo Filgueiras Tognini, e o diretor-geral do Núcleo do Hospital Universitário, José Carlos Dorsa Vieira Pontes.

3 comentários:

  1. Que loucura esses médicos irresponsáveis deveriam ser cassados e presos chega de impunidades. Estou sofrendo muito com pedras no rins, pesquisei na internet e se não tiver jeito de expelir o negócio é cirurgia mesmo, mas antes o melhor é pesquisar o médico e hospital para não cair nas mãos desses carniceiros.

    ResponderExcluir
  2. Ola, realmente uma locura isso tudo com uma menina tao jovem. Eu, gracas a Deus tive minha primeira crise e espero ser ultima. Fui direto para emergencia do Hospital Sao Lucas-RJ, e gracas a Deus e a equipe de la identifcaram logo que era claculo e teria que submetida a cirurgia e foi. hoje gracas a Deus e equipe da la, do Dr.
    Fabio Dr. Jose Renato, foram maravilhosos estou bem e apenas com algumas duvidas, mas bem. Esta semana retirei o dois cateter e estou passando bem, ficarei melhor quando passar alguns meses e espero investigar para nao sofrer no futuro. Assim eles combinaram comigo.
    Desejo a todos que precisam e que sofrem com esse problema que procurem tratamento e o lugar adequado para solucao dessa dor que e horrivel.
    Abraco Deus aebcoe a todos!

    ResponderExcluir
  3. Não se trata de irresponsabilidade dosmédicos. Trabalho m um hospital , em CTI adulto e este tipo de situação ocorre com alguma frequência,quando os(as) pacientes já chegam ao serviço médico com alguma complicação ou histórico de infecções urinárias frequentes. é muito triste ver jovens mulheres morrendo, ou ficando sequeladas, mas não se pode responsabilizar os médicos, não é correto.

    ResponderExcluir