sábado, 7 de agosto de 2010

Portadores de Insuficiencia renal e Hemofílicos esperam a demorada inauguração da clínica de hemodiálise

Os empresários que são donos do Nefrocenter, a clínica de hemodiálise de Iporá, estão dependendo do poder público para fazer funcionar esta unidade de saúde. Com prédio pronto e equipamentos, o que falta no local é uma ligação à rede de esgoto sanitário. Este não pode funcionar sem que o lixo advindo desta atividade de terapia tenha uma destinação para rede de esgoto sanitário. O que ocorre é que foi feito fora da área atendida pelo esgoto sanitário em Iporá. A Nefrocenter está na Avenida Quintino Vargas, próximo ao cemitério velho.

Na superação do obstáculo para seu funcionamento os proprietários da clínica de hemodiálise ouviram das autoridades que uma rede seria construída para interligar ao sistema já inaugurado. A Nefrocenter não está longe da rede de esgoto que existe em todo Bairro do Sossego, setor ao lado da avenida da clínica.

Promessa de obra em 45 dias

No dia em que o governador Alcides Rodrigues visitou Iporá para inauguração da rede de esgoto, em 10 de junho passado, foi dito que esta ligação da rede de esgoto era obra para os “próximos 45 dias”. Não ficou claro se começaria em 45 dias, contados daquela data, ou se esse era o prazo para concluir a obra. O fato é que o compromisso não foi cumprido. Já se passaram 54 dias que a promessa foi feita e nem começaram a construção da ligação da rede de esgoto. E nem notícias sobre o assunto é possível obter em Iporá. No escritório local da Saneago nos sugeriram ligar em Goiânia. Na sede estadual da empresa nos disseram que o assunto é da competência da Diretoria de Engenharia, onde atua o senhor Emerenciano Grande. Este não atendeu à nossa reportagem.

Hemofílicos aguardam funcionamento

São dezenas de hemofílicos em Iporá e na região que precisam se deslocar 3 vezes por semana à Goiânia para fazer hemodiálise. São levados pela Secretaria de Saúde da Prefeitura. Esse procedimento é popularmente chamado de “troca do sangue”. A hemodiálise é uma terapia de substituição renal realizada em pacientes portadores de insuficiência renal crônica ou aguda, já que nesses casos o organismo não consegue eliminar tais substâncias devido à falência dos mecanismos excretores renais.

O funcionamento da clínica de hemodiálise em Iporá vai dispensar viagens de muitos portadores da doença que precisam destas cansativas viagens à Goiânia, quase sempre duas vezes por semana. Estes renais crônicos aguardam o funcionamento da clínica. Bem que os que investiram estão lutando para que funcione o mais rápido possível. Mas falta a ação do pode público estadual no cumporimento de promessa de de construção da rede de esgoto para ligação ao sistema já existente e em funcionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário