sábado, 7 de agosto de 2010

Terapia Alvo é alternativa no combate ao câncer renal (Câncer nos Rins)

Como parte do 2º Seminário de Soluções do Hospital Dr. Hélio Angotti, às 14h, aconteceu a Tarde Científica onde o oncologista do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, Fábio Zola, proferiu palestra sobre novas técnicas terapêuticas no tratamento de câncer renal. Terapia genética conhecida como Terapia Alvo é nova alternativa para o tratamento do câncer, utilizada há de 3 anos em hospitais do país contra câncer renal, de mama, de colo do útero e estômago.

Por ser de difícil diagnóstico, pois não revela sintomas característicos, e tratamento, já que pacientes com este tipo de câncer são resistentes a quimioterapia, radioterapia e têm baixa resposta à terapia biológica, o câncer renal tem servido de base para pesquisas com novas drogas. “Sabe-se que 85% dos tumores nascem dos rins. E a expectativa de vida de 65% dos pacientes com câncer renal é de 5 anos. No caso de doença metastática (se espalha para outros órgãos), 20% dos pacientes vivem de 6 a 12 meses”, frisa Zola.
Como tratar. Primeiro veio a imunoterapia, com fortes remédios que estimulariam o sistema imunológico contra a doença, mas por ser altamente tóxica é utilizada apenas em pequena porcentagem de pacientes que suportam a medicação. “Para o câncer renal a resposta ao tratamento de radioterapia e quimioterapia era ruim, então para os pacientes com doença avançada - em que não é possível mais cirurgia - só recebia imunoterapia”, conta Zola. E surgiu essa nova opção que é a Terapia Alvo, com novas drogas. “Ela é pouco tóxica, mais efetiva e ela funciona atacando algum mecanismo de funcionamento do tumor. Como cada tumor tem sua característica específica, identificando essa característica é possível utilizar a droga que irá bloquear exatamente esse ponto, por isso é chamada de Terapia Alvo”, explica o oncologista.
É estudado o mecanismo que ativa a característica genética de cada tipo de tumor e a medicação é produzida de acordo com a especificidade da doença e do histórico do paciente doente. “Em um universo de mais de 400 tipos diferentes de tumor e com um amplo leque de tratamentos, a Terapia Alvo é perspectiva terapêutica também para outros tipos de câncer, já em fase de testes”, revela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário