sábado, 7 de agosto de 2010

Cisto no Rim (Renal)

Podem existir desde o nascimento mas são mais comuns em pacientes idosos. Aproximadamente 12% dos adultos tem cisto renal. Na 4a. década de vida a incidência é de 5% e na 8a. é de 36%. A proporção entre homens e mulheres é de 2:1. Com a idade os cistos aumentam em número 6% ao ano e em tamanho 2,8 mm ao ano.

Com o aparecimento da tomografia computadorizada e da ultra-sonografia, tem sido possível não só diagnosticar maior número de cistos bem como diferenciá-los dos tumores malignos.

Podem ser solitários (únicos) ou múltiplos, grandes ou pequenos, paredes finas ou grossas, mas conteúdo, sempre líquido (urina). Se houver qualquer outro material no cisto, quer seja sangue ou coágulos, septações, vegetações, este perde a característica de cisto simples e passa a ser "complexo", podendo significar presença de tumor renal, e por isso os cistos simples necessitam de acompanhamento.

O cisto simples, que geralmente é achado de exame,sendo a maioria assintomático, pode estar localizado em qualquer região do rim, inclusive próximo à pelve renal, onde pode ser obstrutivo para o ureter. Desde que não afetem o rim em sua função e não causem desconforto pelo tamanho, devem ser apenas acompanhados. Quando crescem demais, podem comprimir órgãos vizinhos como intestinos, pulmões, estômago, etc., ou apenas causar dor lombar. De acordo com o caso, a cirurgia a céu aberto ou laparoscópica deve ser considerada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário