quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Saiba tintim por tintim

Pedras nos rins (nefrolitíase) afeta aproximadamente 5% da população a cada ano (1.200.000 casos), e são cerca de 1% das causas de hospitalização, afetando predominantemente na população masculina que é aproximadamente duas vezes mais afetadas a fêmea. A idade mais comum é entre 30 e 50 anos. É uma doença que tende a se repetir (a chance de recorrência de 45% em seis anos) que é tão importante, após os dois pontos, a prevenção de novos eventos.Cálculos: o que são - Os cálculos são pequenas massas formadas por cristais de sais de cálcio, magnésio ou de amônio ou ácido úrico, que são geradas por uma falha para eliminar os minerais que, em condições patológicas é por meio da urina. São formados nos rins, mas também pode mover no trato urinário ou da bexiga. Em 40% dos casos são bilaterais. A análise química do cálculo é essencial para compreender a sua génese:

    
65-75%: Futebol
    
10-15%: não calcário fosfatos
    
5-10%: ácido úrico
    
Cistina 1-3%
O teste de urina pode detectar hipercalciúria (excreção urinária de cálcio maior que 200 mg em uma coleta de urina de 24 horas, ou melhor, 4 mg / kg em 24 horas), hiperuricosúria (o que implica um baixo pH da urina) ou hiperoxalúria (excreção urinária de oxalato de 45 mg por 24 horas). Cistinúria é uma doença em vez verdadeira hereditária.Apenas os cálculos consistem de ácido úrico pode ser dissolvido pelo uso de drogas.renaliFattori facilitar cálculos - não sabe ainda, as causas da doença porque não há certezas, mas únicos fatores que parecem aumentar a probabilidade da ocorrência de cálculo. Parece que o cálculo pode formar uma situação estável por um longo tempo para mudanças bruscas na dieta (check suplementos de sal e suplementos alimentares em geral) ou modo de vida. Entre os fatores citados:

    
A predisposição familiar.
    
Ingestão de líquidos deficiente na dieta, embora os idosos (que geralmente não tendem a beber muito) a ocorrência é reduzida.
    
O hábito de suar muito desde a expulsão dos fluidos através do suor muitas não permite uma diluição do rim filtrado.
    
A dieta dos países industrializados têm uma prevalência de pedras de oxalato de cálcio, em parte devido ao consumo de certos alimentos (nozes, beterraba, espinafre, ruibarbo, chocolate, etc.) Porque apenas uma pequena parte do oxalato urinário é derivado diretamente do poder.
    
Freqüentes infecções do trato urinário.
    
Doenças predisponentes (hiperparatiroidismo, as seqüelas de fraturas, etc.).
Sintomas - Quando o tamanho desses cálculos são maneiras de bloquear o rim ou ureter têm cólica renal, episódios de dor intensa no lado que também pode estender para o abdômen, por vezes acompanhada de outros sintomas secundários, tais como dificuldade de urinar, febre e vômitos

Nenhum comentário:

Postar um comentário