sábado, 2 de maio de 2009

Pedra nos Rins, o que é


Pedra nos rins, também conhecida como cálculo renal, são cristais de minerais dissolvidos na urina encontrada nos rins ou uretra. As pedras variam de tamanho, desde tão pequenas quanto grãos de areia até grandes como uma bola de golfe. Geralmente o cálculo renal deixa o corpo através do fluxo de urina, porém se crescer muito ele pode obstruir a uretra e a distensão com urina causa dor severa.
O homem expele pela urina grandes quantidades de sais de cálcio, ácido úrico, fosfatos, oxalatos, cistina e, eventualmente, outras substâncias como penicilina e diuréticos. Em algumas condições a urina fica saturada desses cristais e como conseqüência formam-se cálculos. Não é um fenômeno raro até a idade de 70 anos. Aproximadamente 12% dos homens e 5% das mulheres podem ter, pelo menos, um cálculo durante suas vidas. A primeira década da vida não está imune ao surgimento de cálculos, havendo um pico de incidência entre quatro e sete anos de idade. A doença é mais comum no adulto jovem, em torno da 3 ª ou 4 ª década de vida, predominando na raça branca e não havendo diferença de sexo. A recorrência é mais comum no adulto jovem, 15% em um ano, 40% em até 5 anos e 50% em até 10 anos. A população negra tem menos litíase renal que a branca.

2 comentários:

  1. boa tarde..fiaz hoje eco aos rins..tenho quistos pequenos no rim esquerdo e areias nos dois..tenho 57 anos sou mulher tambem tenho problemas de nodulos na tiroide e bossio..nunca tenho sede..dai raro beber muita agua..gostaria de um conselho para mariamanuelajoaq53@hotmail.com obrigada

    ResponderExcluir
  2. Bem-vindo ao Dr. Kenneth Clinic. Você quer vender seu rim ou outro
    Órgãos, se sim, solicitar uma venda hoje e você será dado o máximo
    Satisfação que você need.Contact me através do email: doctorkennethclinic@gmail.com

    ResponderExcluir