terça-feira, 23 de novembro de 2010

Dor nos Rins

A sensação de inchaço pode ser facilmente controlada através de uma alimentação equilibrada. Segundo a nutricionista Michelle Ferreira De Simone, são diferentes as causas do inchaço.

— Problemas como hipertensão, disfunções hormonais, problemas na tireóide ou renais, má alimentação, sedentarismo, uso de antiinflamatórios, anti-hipertensivos, alguns anti-diabéticos orais e até pílula anticoncepcional podem provocar este inchaço. Deficiências na circulação, podem ser consideradas as principais causadoras do problema. — diz a especialista.

Esta retenção de líquidos que causa a sensação de inchaço pode causar uma variação no peso do indivíduo de um a até dois quilos no mesmo dia. Michelle explica que no caso das mulheres, na época da TPM e no período menstrual é quando o problema se torna mais evidente devido à grande oscilação hormonal.

Ela alerta, entretanto, que é preciso ter cuidado com o uso indiscriminado de diuréticos:

— Eles só devem ser prescritos por um médico, pois seu uso irregular pode causar dores e fraqueza nas pernas, câimbras, além de prejudicar o funcionamento dos rins.


Quais alimentos devem ser evitados?

:: Dietas ricas em sal (sódio)

Esse mineral está nos alimentos industrializados, embutidos e enlatados como salsichas, presunto, mortadela, salame, queijos amarelos, frios em geral, sucos em pós, temperos industrializados como ketchup, mostarda, molho shoyu, sopas prontas, picles, azeitonas, ervilhas e legumes enlatados, carnes como bacalhau e carne-seca.

Refrigerantes, mesmo light ou zero, também devem ser evitados devido ao teor do sódio.

Sempre leia o rótulo dos alimentos e fuja dos que que contenham glutamato monossódico ou sódio em sua composição.

:: Alimentos com alto Índice Glicêmico (IG)

Apesar de não apresentarem alto teor de sódio, a insulina, por sua vez, retém sal é água, o que contribui com o inchaço. Por isso, é importante controlar também a ingestão de carboidratos simples, feitos com farinha branca como as massas, pães, batata, mandioca, beterraba, arroz branco, doces e o açúcar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário